GORDURA NO FÍGADO (ESTEATOSE HEPÁTICA)
- Dr. Mackson Martins Rocha
- 19 de mai. de 2022
- 1 min de leitura

Esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado.
Causas
As esteatose hepática geralmente é causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade, diabetes e colesterol alto, principalmente, triglicérides.
Sintomas
Nos quadros leves de esteatose hepática, as pessoas geralmente não têm sintomas. Algumas podem sentir dor no lado direito do abdome, barriga inchada, náuseas, vômitos e mal-estar geral. Nos estágios mais avançados da doença, caracterizados por inflamação e fibrose que resultam em insuficiência hepática, os sintomas mais frequentes são ascite (acúmulo anormal de líquido dentro da cavidade abdominal), encefalopatia e confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas, aranhas vasculares, icterícia.
Diagnóstico
O diagnóstico da esteatose hepática é feito normalmente por meio de exames laboratoriais ou de imagem (ultrassonografia, tomografia e a ressonância magnética). Em alguns casos, pode ser necessário a elastografia transitória ou mesmo a biópsia.
Tratamento
Não existe um tratamento específico para o fígado com excesso de gordura. Ele é determinado de acordo com as causas da doença, que tem cura, e baseia-se em três pilares: estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.
Comments